top of page
Destaque da Semana: Sobre

​Caso Clínico #14

Colaboradores

Rodrigo Notoya Menoli, Discente do 6º Semestre de Medicina UniCesumar
Vinicius Paes Gasparin, Discente do 6º Semestre de Medicina UniCesumar

Gustavo Sartori Cossa, Discente do 7º Semestre de Medicina UniCesumar



 

CASO CLÍNICO: H.P, masculino, de 21 anos, aparentemente saudável, foi levado ao serviço de emergência pela mãe, que afirma que ele "tem agido de modo estranho" nas últimas 24 horas. O paciente havia se queixado de cefaleia há 2 dias, e, desde então, tem estado cada vez mais sonolento e confuso. O paciente não tem história médica pregressa e não toma nenhuma medicação. A mãe relata que o paciente não é usuário de drogas ilícitas e ocasionalmente consume bebidas alcoólicas. A revisão dos sistemas resulta positiva para cefaleia e estado mental alterado, além de febre tátil nos últimos 2 dias. O paciente não responde a nenhuma pergunta feita.

EXAME FÍSICO: O paciente apresenta febre de 38,5°C, frequência cardíaca de 120 bpm, pressão arterial de 114/69 mmHg, frequência respiratória de 20 mpm, e saturação de oxigênio está em 98% ao ar ambiente. O exame da cabeça e do pescoço demonstrou ressecamento das membranas mucosas e rigidez nucal. Seu exame cardiopulmonar está dentro dos limites da normalidade, exceto quanto à taquicardia. O abdome está mole e não dolorido. Sua pele está quente e bem perfundida, sem nenhuma erupção. O exame neurológico resultou significativo para alteração do estado mental, com uma pontuação na escala do coma de Glasgow igual a 10 (abertura ocular ao estímulo verbal [3], gemidos do paciente em reposta à estimulação dolorosa [2] e localização dos estímulos dolorosos [5]). O exame motor resultou simétrico e o paciente parece apresentar percepção em todos os membros. Seus reflexos pontuam 2+ bilateralmente, em toda a extensão dos membros superiores e inferiores seguindo até os dedos dos pés.

EXAMES COMPLEMENTARES: Leucocitose de 24.000/mm3 com desvio à esquerda. Uma varredura de tomografia computadorizada (TC) mostrou ausência de massas, desvios, sangramentos ou edema. Além disso, o interno que foi realizar a punção do liquor, relatou ao preceptor que o líquido se encontrava com aspecto bem turvo.

CAMN - Centro Acadêmico Miguel Nicolelis
Av. Guedner, 1610 - Jardim Aclimação, Maringá - PR, 87050-900
camnunicesumar@gmail.com

- ORGULHO DE SER MEDCESU -

©2025 por CAMN l Medicina l UniCesumar. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page